Ep. 2: As Boas Práticas Esportivas / IAV – Instituto Anderson Varejão
25/07/2016

O 2º episódio desta série traz outro belo exemplo do esporte como agente transformador.

Do alto dos seus 2,11m, Varejão tem se mostrado grande não apenas na altura. Capixaba de origem, com passagem destacada pelo interior de SP, seguiu carreira pela Espanha até chegar à NBA, onde lá atua em altíssimo nível desde 2004.

Dotado de enorme talento, carisma e generosidade, ainda encontra tempo para despertar o otimismo e esperança nas crianças mais carentes das cidades por onde passou. Como resultado, conseguiu sensibilizar e atrair grandes patrocinadores, entre eles: Oi / Brasil Telecom.

Com sedes em Vitória (ES) e Franca (SP), o IAV completou 6 anos de existência no último dia 23. Apesar do pouco tempo, já apresenta números bem consistentes. São diversos projetos aprovados nas Leis de Incentivo (Federal e Paulista), sendo que alguns ainda estão abertos à captação.

Entre os principais, destacam-se:

**Ídolo Social**

Atende 200 crianças na cidade de Vitória (ES), que utilizam o belíssimo ginásio do complexo esportivo “Tancredão” – mediante cessão gratuita em parceria com a Secretaria de Esportes - para atividades orientadas de basquete, no contra turno escolar. A participação dos pais, acompanhando os filhos nas aulas, também colabora para o fortalecimento das relações familiares.

**Festivais, Clínicas e Acampamentos**

Com potencial de atendimento para 4.400 participantes, os três projetos percorrem o interior de SP, promovendo a difusão de metodologias de ensino de basquete de excelência e qualificação aos treinadores, preparadores físicos, professores, estudantes de educação física e demais interessados na modalidade.

Na linha de frente, outro nome que merece destaque: João Marcelo, atual presidente do IAV, treinador de basquete, campeão sul-americano e responsável pela gestão estratégica-operacional. Ressalte-se, ainda, as valiosas contribuições de Antônio Reatto, Alexandre Queiroz, Guilherme Morais, Ricardo Mendes e dos irmãos Sara, Simone e Angelo Varejão.

Mais uma vez observamos que a parceria envolvendo os três setores – União-Estado-Município / Iniciativa Privada / Terceiro Setor – quando realizada de maneira correta, consegue trazer enorme benefício à população local. Uma verdadeira cesta de três pontos!

Vídeo 1: Divulgação do Projeto (Globo/ES)

http://g1.globo.com/espirito-santo/estv-1edicao/videos/t/edicoes/v/jogador-capixaba-anderson-varejao-faz-projeto-de-basquete-para-criancas-em-vitoria/5179519/

Site do IAV: http://www.iav.org.br/